Xapuri promove jantar e exposição fotográfica para celebrar a cultura indígena

Encontro é fruto da viagem de quatro chefs ao território do Xingu; representantes de etnias estarão presentes e promovem feira de artesanato

Por Rafael Rocha

Foto: Nereu Jr
Cenas do ritual Quarup, feito pelos indígenas do Xingu – Foto: Nereu Jr

Constantemente ameaçada, a cultura indígena precisa ser celebrada e valorizada cada vez mais. Com esse objetivo, o restaurante Xapuri promove um encontro especial na próxima sexta (13). Quatro chefs irão preparar um jantar especialmente inspirado na cultura alimentar de tribos indígenas, especialmente as do Xingu. Mas não se trata apenas de uma homenagem – uma exposição de fotografias de rituais típicos também estará aberta à visitação, e as imagens serão colocadas à venda. A renda viabilizada pelo jantar e pela venda das fotografias será destinada em benefício das etnias wuajá e meinaco.

Restaurante Xapuri - Foto: Nereu Jr
Cenas do ritual Quarup, feito pelos indígenas do Xingu – Foto: Nereu Jr

As etnias são duas das 16 que vivem no Parque Indígena do Xingu, situada em São Félix do Araguaia, no Mato Grosso. As belezas naturais e culturais do local foram visitadas por uma turma de cozinheiros em 2019, liderados pelo chef Flávio Trombino, do Xapuri. Juntos dele, Américo Piacenza (Cantina Piacenza), André Generoso (Maceió) e Rafael Pires (Tiradentes), acompanhados do fotógrafo Nereu Jr., foram presenciar o ritual do Quarup, cerimônia que as etnias xinguanas realizam para celebrar os mortos. “É um momento em que eles estão em sua plenitude, ficam pintados, dançam e cantam. É muito impressionante”, relembra Flávio.

Cenas do ritual Quarup, feito pelos indígenas do Xingu – Foto: Nereu Jr

Durante quatro noites, eles não só presenciaram os rituais, como também comeram dos alimentos preparados pelos índios. Em agradecimento, os chefs ofertaram suas receitas aos indígenas. Agora, tem terras mineiras, é a vez dos chefs prepararem um banquete especialmente dedicado aos indígenas. O menu é segredo, mas Flávio adianta que serão feitas releituras a partir dos ingredientes usados pelos índios no Quarup. Ingredientes como mandioca, peixe, tapioca, inhame e buriti certamente irão aparecer no jantar.

Na ocasião, alguns representantes das etnias estarão presentes. Eles trazem ainda itens de artesanato típico para venderem na feira de artesanato que o Xapuri recebe entre sexta (13) e domingo (15).

As fotos de Nereu Jr.

Acostumado a visitar aldeias indígenas desde os 12 anos, Nereu Jr afirma que desta vez a experiência teve um gosto ainda mais marcante. “Me senti purificado”, diz o fotógrafo. O sensível olhar de Nereu pode ser conferido nas belas fotos que integram a exposição, com imagens que demonstram cenas do ritual indígena, como o momento da alimentação. “A conexão que eles têm com a natureza me chama atenção”, revela Nereu. “Precisamos ter mais consciência e respeito com os povos indígenas”, conclui o fotógrafo.

Cenas do ritual Quarup, feito pelos indígenas do Xingu – Foto: Nereu Jr

Serviço:

Restaurante Xapuri: Rua Mandacarú, 260, Pampulha. (31) 3496-6198

Interessados em efetuar reservas para o jantar devem entrar em contato pelo telefone 31 97313-1090. Os valores vão de R$ 125 (individual) a R$ 200 (casal).

Adicionar comentário

Seu e-mail está seguro com a gente.

Entrar Cumbucca

For faster login or register use your social account.

[fbl_login_button redirect="" hide_if_logged="" size="large" type="continue_with" show_face="true"]
ou

Os detalhes da conta serão confirmados por e-mail.

Redefinir sua senha