Região de Diamantina é reconhecida como produtora de Queijo Minas Artesanal (QMA)
Minas Gerais agora possui nove regiões com a chancela, que valida o processo de fabricação tradicional
Rafael Rocha
Minas Gerais ganhou mais uma região reconhecida como produtora de Queijo Minas Artesanal (QMA). Agora é Diamantina que passa a contar com a certificação. O reconhecimento foi oficializado pelo governo estadual no dia 29 de março.
O reconhecimento é de extrema importância, pois possibilita que produtores locais ampliem o valor agregado do queijo produzido ali. A validação também aprimora a divulgação do produto, que tem suas particularidades garantidas na produção, como clima e temperatura.
A mais recente região caracterizada abrange os municípios de Diamantina, Gouveia, Datas, Monjolos, Couto de Magalhães de Minas, São Gonçalo do Rio Preto, Felício dos Santos, Senador Modestino Gonçalves e Presidente Kubitschek.
Para chegar a reconhecimento desse tipo, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) avalia itens como o processo de fabricação, as características sensoriais e aspectos gerais do queijo. A chancela confirma que os produtores locais seguem o processo tradicional de produção, utilizando leite cru, coalho, pingo (fermento natural), sal e prensagem manual.
Atualmente Minas Gerais conta com nove regiões caracterizadas como produtoras de QMA. São elas Diamantina, Araxá, Campos das Vertentes, Canastra, Cerrado, Serra do Salitre, Serro, Triângulo Mineiro e Serras da Ibitipoca. Cinco regiões são produtoras de outros tipos de queijos artesanais: Vale do Jequitinhonha, Vale do Suaçuí, Alagoa, Serra Geral (Norte de Minas) e Mantiqueira de Minas.
- 05/04/2022
- 1492
- Notícias
- 0 comentários
Adicionar comentário