Fartura Gastronomia realiza edição em Inhotim com banquetes e debates sobre identidade alimentar
Chefs renomados da cozinha no Brasil participam do evento, como Morena Leite, Janaina Rueda, Manu Buffara e Caio Soter
Rafael Rocha
Inhotim, o imponente museu de arte contemporânea situado em Brumadinho, vai se transformar em uma grande cozinha de experiências memoráveis. Entre os dias 29 de abril e 1º de maio, o local vai receber uma edição totalmente presencial do Fartura Gastronomia, um dos grandes eventos de comida do país.
Em meio aos belos jardins do museu e a potências das artes visuais como Tunga, Claudia Andujar, Hélio Oiticica e Yayoi Kusama, o visitante terá a oportunidade de conferir uma programação repleta de cozinheiros de primeira categoria, além de reflexões sobre cultura alimentar, cozinha ao vivo e venda de ingredientes de pequenos produtores locais. O acesso ao evento é liberado a quem adquirir bilhete do museu para os dias citados. A compra de ingressos para o museu é feita neste link.
A tentativa da organização é harmonizar nomes nacionais com chefs de BH, além de envolver profissionais e estabelecimentos de Brumadinho, cidade da região metropolitana de Belo Horizonte onde o monumental museu está instalado. Por isso, destaca-se a presença dos chefs Morena Leite, Janaina Rueda, Manu Buffara, Saulo Jennings e Paulo Machado, que atualmente são embaixadores gastronômicos do Itamaraty, o Ministério das Relações Exteriores. A parceria com o Itamaraty justifica-se por outro objetivo do evento: ampliar a divulgação da gastronomia brasileira para fora do país.
Além de demonstrar o pleno domínio das panelas, os cozinheiros também serão propositivos. Durante os três dias do evento, debates serão realizados sobre a identidade alimentar nacional, com mediação de Claude Troisgros. A organização promete divulgar um manifesto ao fim das conversas, reunindo assinaturas de chefs de vários cantos do país.
Programação gastronômica
Chefs de regiões distintas foram convocados a apresentar suas criações durante a cozinha ao vivo do Fatura. Para isso, Júlia Aguiar e Janaína Rueda demonstram o preparo de cuscuz de porco com ora-pro-nóbis, representando a culinária do sudeste. O nordeste brasileiro aparece com os chefs Romário dos Santos e Morena Leite, que trazem a carne de fumeiro com feijão verde e banana da terra servida com farofa de beiju.
Uma combinação entre os pratos arroz maria isabel e carreteiro é a proposta de Lucas Caslu e Paulo Machado, que representam a cozinha do centro-oeste. O norte estará presente com arroz de pato no tucupi, jambu e quiabo, receita de Ricardo Branches e Saulo Jennings, enquanto Lucas Correia e Manu Buffara representam a cozinha do sul com quirera (canjiquinha) com siri, banana da terra e palmito.
Cozinheira famosa na região de Brumadinho, Dona Gê foi convocada para servir seu tropeiro vegano.
A programação se estende para fora do espaço museológico e propõe se aproximar da cidade de Brumadinho. Desta forma, oito casas gastronômicas do município recebem almoços e jantares preparados por chefs que atuam em Minas Gerais, como Juliana Duarte, Flávio Trombino, Caio Soter, Caetano Sobrinho, Henrique Gilberto, Cristóvão Laruça, André Paganini e Luiz Paulo Mairink. Participam os restaurantes Vila da Lavanda, Bistrô Massa Demais, Rancho do Peixe, Curral Carnes e Empório, Restaurante Abóbora, Ateliê Abrahão, Rota V8 e Bistrô Mendes.
Programação
Dia 29/04 – sexta-feira
10h – Abertura do evento
12h – Cozinha ao vivo – Primórdios Senac em Minas – Carolina Figueira e Renato Lobato
13h30 – Cozinha ao vivo – Márcia Nunes
14h00 – Encontro Cultivar – Qual a alma da gastronomia brasileira
15h às 16h – Cozinha ao vivo – Júlia Aguiar + Janaína Rueda
Dia 30/04 – sábado
10h – Abertura do evento ao público
10h30 às 12h – Encontro Cultivar – A identidade de um povo por meio da sua cultura – gastronomia e arte
11h30 às 12h30 – Cozinha ao vivo – Lucas Correia + Manu Buffara
12h30 às 13h30 – Atração Musical
13h às 14h – Cozinha ao vivo – Romário Repteco + Morena Leite
14h30 às 16h – Encontro Cultivar – Sustentabilidade, diversidade cultural, criatividade, afeto e inclusão social
15h às 16h – Cozinha ao vivo – Primórdios Senac em Minas – Marcus Monteiro
Dia 01/05 – domingo
10h – Abertura do evento ao público
11h às 12h30 – Encontro Cultivar – Criação do Manifesto Maniba | Movimento Alma Nacional Independente Brasileira Alimentar
11h30 às 12h30 – Cozinha ao vivo – Lucas Caslu + Paulo Machado
13h às 14h – Cozinha ao vivo – Ricardo Branches + Saulo Jennings
14h30 às 15h30 – Atração Musical
15h às 16h – Cozinha ao vivo – Dona Gê – Ponto Gê comida afetiva
Serviço:
Fartura Gastronomia, em Inhotim, Brumadinho, Minas Gerais
De 29 de abril a 1 de maio
- 21/04/2022
- 1596
- Notícias
- 0 comentários
Adicionar comentário