Veja as iniciativas premiadas conforme escolha da curadoria – Prêmio Cumbucca 2024

Veja as iniciativas premiadas conforme escolha da curadoria – Prêmio Cumbucca 2024

Veja quem são as personalidades, iniciativas e municípios premiados na Escolha da Curadoria este ano

Em Belo Horizonte e por Minas Gerais inteira, mentes criativas movimentam a gastronomia em empresas, municípios, projetos e outras frentes de trabalho. A missão do conselho curador do Prêmio Cumbucca de Gastronomia numa das partes da premiação, a Escolha da Curadoria, é avaliar o máximo possível de iniciativas no segmento. São elas que fazem Minas Gerais ser forte nas tradições e dinâmica nas iniciativas.

Nesse sentido, foi fundamental o diálogo com entidades como a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), a Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), o Sebrae Minas, o Senac Minas e a Frente da Gastronomia Mineira. A partir dessas interfaces é que o conselho curador definiu, por meio de avaliação própria, os destaques desta edição.

As categorias são sete: Prepara Gastronomia, Cidade Gastronômica, Evento do Ano, Cozinha Mineira Patrimônio, Diversidade, Personalidade do QMA e Cumbucca de Ouro. Este ano, em razão do reconhecimento dos modos de fazer do Queijo Minas Artesanal como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade junto a Unesco, as categorias Cidade Gastronômica, Cozinha Mineira Patrimônio e Personalidade do QMA dedicam espaço especial a esse icônico alimento mineiro.

Equipe Fazenda Jurema(Teófilo Otoni), recebe prêmio Escolha da Curadoria_Prepara Gastronomia – Foto Fdumont Fotografias

Veja os escolhidos em 2024:

Prepara Gastronomia
Fazenda Jurema – Fazenda produtora de derivados do leite e empório em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri.

Cidade Gastronômica
São Roque de Minas – Município produtor de Queijo Minas Artesanal na microrregião Canastra.

Evento do Ano
Sabores e Saberes de Santana – Festival gastronômico em Silvianópolis, no sul do estado.

Cozinha Mineira Patrimônio
Serro – Município que atua na salvaguarda de suas tradições alimentares, na região Central de Minas.

Diversidade
Noiva do Cordeiro – Comunidade produtora de alimentos em Belo Vale, na região Metropolitana de BH.

Personalidade do QMA
Alexandre Honorato – Produtor de Queijo Minas Artesanal em Araxá, na microrregião homônima.

Cumbucca de Ouro
Dona Dalva – Fundadora da empresa Forno de Minas, criada em BH e sediada em Contagem.

Entenda cada prêmio da Escolha da Curadoria:

Prepara Gastronomia
Empreendedor participante do programa Prepara Gastronomia, do Sebrae Minas, que tenha obtido resultados relevantes por meio de ações criativas. Exemplo de negócio dinâmico aprimorado com quem entende de conhecimento e inovação.

Cidade Gastronômica
Município cujas políticas públicas fomentem e incentivem o turismo gastronômico e a cultura alimentar em Minas. Também é decisivo neste prêmio o envolvimento de empreendedores, associações e cooperativas para tornar a cidade uma referência no segmento

Evento do Ano
Iniciativa que tenha se destacado no calendário gastronômico de Minas Gerais deste ano. Evento que coloque o turismo a serviço da cultura alimentar do estado, oferecendo experiências autênticas para os visitantes e envolvendo a comunidade local.

Cozinha Mineira Patrimônio – Edição QMA
Ações que prezam pela preservação do patrimônio da cultura alimentar em Minas Gerais. Este ano o Queijo Minas Artesanal precisa estar contemplado nesse panorama, uma vez que seus modos de fazer foram reconhecidos como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.

Diversidade
A transversalidade entre gastronomia, cultura alimentar e diversidade é o ponto principal. O objetivo é reconhecer ações, empresas ou iniciativas mineiras que contemplem diversidade racial, social, territorial, de gênero, de identidade, ambiental e etária, entre outros aspectos.

Personalidade do QMA
Produtor de Queijo Minas Artesanal cuja atuação seja exemplo para o setor. Sua trajetória deve inspirar pelo compromisso com a qualidade, a legalidade e a tradição deste ícone da gastronomia mineira.

Cumbucca de Ouro
Esse prêmio é conferido a personalidade que reconhecidamente atue na cena gastronômica mineira em prol do seu desenvolvimento, produção, proteção e divulgação da cultura alimentar do estado. A pessoa escolhida recebe um pin de ouro 18k.

O Prêmio Cumbucca de Gastronomia tem direção geral de Marcelo Wanderley e a curadoria é do jornalista gastronômico Eduardo Girão. Ao lado da consultora Márcia Martini, uma das fundadoras da Frente da Gastronomia Mineira, eles formam o conselho curador da premiação.

Para conhecer as demais categorias que integram a premiação, clique aqui.

O regulamento completo pode ser acessado neste link. (Regulamento)

A edição atual do Guia Cumbucca de Gastronomia, que tem curadoria da jornalista Celina Aquino.

Adicionar comentário

Seu e-mail está seguro com a gente.

Entrar Cumbucca

For faster login or register use your social account.

[fbl_login_button redirect="" hide_if_logged="" size="large" type="continue_with" show_face="true"]
ou

Os detalhes da conta serão confirmados por e-mail.

Redefinir sua senha