Belo Horizonte comemora os primeiros cinco anos do título Cidade Criativa

Capital mineira faz parte de uma rede mundial de cidades alinhadas pela gastronomia como elemento cultural, econômico e social

Crédito: Xará – Acervo Secult

Há cinco anos, no dia 31 de outubro de 2019, Belo Horizonte foi eleita Cidade Criativa da Unesco pela Gastronomia. Para chegar ao título, foram meses de engajamento dos atores da gastronomia, que conseguiram resumir em um dossiê, que teve a Belotur à frente, os atributos da cidade nessa área. Com o reconhecimento internacional de sua criatividade gastronômica, esse título tem servido como motor de desenvolvimento, inclusão e sustentabilidade nas estratégias estabelecidas não só pelo poder público, mas por todo o trade da gastronomia e do turismo.

“Belo Horizonte faz parte de uma rede mundial de cidades que utilizam a gastronomia como uma força motriz para o desenvolvimento sustentável, a inclusão social e a inovação. Esse título evidencia a vocação gastronômica natural de Belo Horizonte”, afirma Bárbara Menucci, presidente da Belotur.
Ao integrar a Rede de Cidades Criativas da Unesco, Belo Horizonte estabeleceu uma conexão global com mais de 350 cidades ao redor do mundo, que tem resultado em trocas de experiência e boas práticas. A participação nessa rede posiciona a capital mineira no mapa estratégico do turismo mundial, reforçando a imagem como um importante polo cultural e gastronômico.

É para comemorar

Entre as comemorações dos 5 anos que, que já começaram, no mês de novembro será lançado o Guia Virtual do Mercado Central, parte do projeto ‘Territórios e Redes Criativas’m realizado pela Belotur e que tem o Sebrae Minas, a Secretaria Municipal de Assistência Social e o Senac.Uma iniciativa que valoriza a cultura de cada local, estimulando os diversos segmentos da economia criativa e aumentando a visibilidade dos empreendedores locais, gerando assim novas oportunidades de emprego e renda.

Crédito: Acervo Cumbuca

O guia conectará os visitantes ao Mercado Central por meio de uma imersão na rica história das pessoas e dos produtos que moldaram sua trajetória de sucesso. Este trabalho reunirá conteúdos em diversos formatos, como textos, áudios e vídeos, oferecendo aos visitantes uma experiência inovadora.

Também em novembro, será lançado o projeto ‘Bares com Alma’, iniciativa realizada em parceria com o Sebrae Minas, para identificar, registrar e fomentar 30 estabelecimentos que ajudaram a construir a identidade de Belo Horizonte, por sustentarem ao longo da história suas atividades com autenticidade, personalidade e relevância para suas comunidades. O objetivo é transformar essa ação em um programa contínuo de valorização dos bares tradicionais de Belo Horizonte, destacando e preservando tanto o patrimônio material quanto o imaterial associado a esses estabelecimentos.

Crédito: Felipe Farzonni – Acervo Cumbuca

“Nesses cinco anos, é evidente a contribuição do título de Cidade Criativa concedido a Belo Horizonte, para fomentar o desenvolvimento da gastronomia e do turismo em Minas, que com isso, tem se tornado ainda mais atraente”, afirma Marcelo Wanderley, da Plataforma Cumbucca.