Com expectativa de 6 milhões de foliões, evento terá mais de 450 desfiles e reforço na segurança e mobilidade
O Carnaval de Belo Horizonte 2025 está pronto para levar alegria, cultura e diversidade às ruas da capital mineira. O início oficial do período foi em 15 de fevereiro e a duração vai até 9 de março. A festa terá mais de 450 desfiles espalhados pelas nove regionais da cidade. A expectativa é que o evento movimente cerca de R$1 bilhão na economia local, gerando aproximadamente 20 mil postos de trabalho diretos e indiretos.

O Carnaval de rua continua sendo o grande destaque da festa: são 568 blocos inscritos e 624 desfiles programados. A cidade contará com 13.610 diárias de cabines sanitárias, incluindo 318 unidades adaptadas para pessoas com deficiência (PCDs), e 101 pontos fixos de banheiros.
Pensando no bem-estar dos foliões e na previsão de altas temperaturas, cinco pontos de hidratação serão instalados entre os dias 1 e 4 de março. Além disso, as ações de infraestrutura incluem reforço na limpeza urbana, coleta seletiva e campanhas de conscientização sobre segurança alimentar e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.
Escolas de samba e blocos caricatos
Atendendo a uma antiga demanda, os desfiles das escolas de samba e dos blocos caricatos serão realizados na Avenida dos Andradas, substituindo a Avenida Afonso Pena. A nova localização oferecerá mais espaço e estrutura para os integrantes e o público. Ao todo, desfilarão 13 escolas de samba (8 do Grupo Especial e 5 do Grupo de Acesso) e 9 blocos caricatos.
Mobilidade e segurança reforçadas
Para garantir a fluidez do trânsito e a segurança dos foliões, a BHTrans implementará interdições e desvios na Área Central, Santa Tereza e entorno do Mineirão. Aplicativos como Waze e Google Maps informarão em tempo real os bloqueios e rotas alternativas. Haverá acréscimo de 8 mil viagens no transporte coletivo, com reforço no metrô e nos ônibus do sistema MOVE.
Na segurança, cerca de 2.400 guardas municipais atuarão em escalas, além do suporte da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Três drones farão monitoramento aéreo para coibir vandalismo e fiscalizar o comércio ilegal. Haverá também reforço nas ações de combate à importunação sexual, com patrulhas femininas e tradutores em blocos para orientar turistas.

Saúde e prevenção
Foram estruturados dois Postos Médicos Avançados (PMAs) na Região Centro-Sul, operando 24 horas entre 28 de fevereiro e 5 de março, além do funcionamento regular das nove UPAs e 153 centros de saúde. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) contará com 28 ambulâncias e quatro unidades de prontidão nos PMAs.
As campanhas de prevenção a infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) distribuirão mais de 38,5 mil preservativos externos, 8,3 mil preservativos internos e 8 mil sachês de gel lubrificante. A Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP) estará disponível em unidades de saúde durante o evento.
Ações sociais e inclusivas
Foram reforçadas campanhas de proteção a crianças, adolescentes e mulheres, com distribuição de pulseiras de identificação para menores e ativação do Protocolo Quebre o Silêncio, com equipes-volante para acolhimento de vítimas de importunação sexual.
A população em situação de rua participará do Bloco Carnavalesco Unificado, com oficinas e desfiles inclusivos. No dia 8 de março, o “Carnadown” celebrará a inclusão de pessoas com Síndrome de Down, promovendo um carnaval acessível e diverso.
Com uma programação ampla, estrutura reforçada e iniciativas inovadoras, o Carnaval de Belo Horizonte 2025 promete consolidar-se ainda mais como um dos maiores e mais democráticos carnavais do país.