Carnaval de Belo Horizonte 2025 terá programação cultural noturna e Via das Artes

Evento inclui apresentações artísticas noturnas e sonorização de avenidas para blocos carnavalescos.

Av. Brasil | Foto: Divulgação/Internet

O Carnaval de Belo Horizonte de 2025 trará novidades com uma programação cultural que se estenderá pela noite e madrugada. A Via das Artes transformará as avenidas Brasil, Amazonas e Andradas em espaços dedicados às manifestações artísticas, ampliando as opções para os foliões.

Organizado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e da Fundação Clóvis Salgado, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, o evento acontecerá de 1 a 4 de março, das 8h às 20h. A iniciativa faz parte do Ano Mineiro das Artes (AMA), lançado em 2025, com investimentos para valorização da cultura no estado.

Durante o dia, as avenidas contarão com sonorização para reproduzir o som dos blocos carnavalescos. As apresentações artísticas ocorrerão no período noturno, após os desfiles dos blocos. Entre os destaques da programação, está a Virada Eletrônica na Via das Artes Amazonas, prevista para a segunda-feira, 3 de março, das 20h às 6h, com apresentação do jornalista Zeca Camargo.

Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira | Foto: Leo Bicalho/Governo de Minas/Divulgação

A curadoria da Via das Artes ficará sob responsabilidade do Palácio das Artes, com seleção de artistas representando a diversidade cultural mineira. O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, ressaltou a importância da colaboração entre os governos estadual e municipal para a realização do evento.

“A união de esforços entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Belo Horizonte é fundamental para a realização de um Carnaval que celebra nossa cultura e impulsiona a economia da criatividade”, afirmou.

A secretária adjunta de Comunicação de Minas Gerais, Bárbara Bottega, destacou que a iniciativa surgiu a partir de uma experiência anterior com a sonorização de avenidas, ampliada para incluir outras manifestações culturais.

A programação completa está disponível para consulta. Veja aqui.

Foto: Leo Bicalho/Governo de Minas/Divulgação