Governo de Minas é parceiro e fortalece o Carnaval 2025 na capital

Carnaval de BH 2025 promete recorde de público e impacto bilionário na cidade

O Carnaval de Belo Horizonte 2025 já é considerado um dos maiores do Brasil, e a parceria entre o Governo de Minas e a Prefeitura da capital amplia ainda mais a estrutura e a segurança para foliões, artistas e trabalhadores do setor. O protocolo de intenções assinado entre os entes reforça o compromisso com a realização de uma festa organizada, descentralizada e com impacto positivo na economia local.

Empena “Deus é Mãe”, na Avenida Afonso Pena, uma das principais da capital mineira | Foto: Divulgação CURA

A expectativa é que a folia atraia cerca de 6 milhões de foliões e gere um movimento econômico de R$ 1 bilhão na capital mineira. Com essa projeção, o evento se consolida como um dos principais impulsionadores do turismo e da economia criativa de Minas Gerais.

O secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira, destaca que a união entre estado e município é essencial para o crescimento do Carnaval. “Essa união partiu do Estado e do município, mas, sobretudo, dos blocos e das escolas de samba que querem que o Carnaval cresça.”

O prefeito em exercício de Belo Horizonte, Álvaro Damião, também enfatizou a importância da parceria para fortalecer e estruturar a festa. “A gente quer um Carnaval da alegria, e, para fazer o povo feliz, temos que oferecer estrutura, segurança e condições. Não há como fazermos isso sem os parceiros.”

Mais infraestrutura e segurança para foliões

A parceria entre as administrações estadual e municipal garantirá reforço na segurança, melhorias na mobilidade urbana e uma programação cultural extensa. A Prefeitura de BH e o Governo de Minas trabalham juntos na ampliação do projeto Via das Artes, que em 2025 expande a sonorização para a Avenida Brasil, além das já tradicionais Amazonas e Andradas. O espaço oferecerá estrutura para descanso, hidratação e intervenções artísticas, promovendo uma experiência mais confortável e imersiva para os foliões.

A secretária adjunta de Comunicação do Estado de Minas Gerais, Bárbara Bottega, ressaltou a importância dessa estrutura ampliada. “Esse projeto, que estreou no ano passado, foi um verdadeiro sucesso. Proporcionou mais segurança e conforto para os foliões e contribuiu para um maior reconhecimento do trabalho dos artistas.”

Além disso, a segurança pública será reforçada em todas as regiões da cidade, com monitoramento intensificado nos principais pontos de folia. Unidades móveis serão disponibilizadas para atendimento a mulheres em situação de vulnerabilidade, e materiais de prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) serão distribuídos.

Protocolo de intenções foi assinado entre o Governo de Minas e a Prefeitura de Belo Horizonte Foto: Rodrigo Clemente/PBH
Turismo e economia aquecidos na capital mineira

O Carnaval 2025 movimenta setores estratégicos de Belo Horizonte. A ocupação hoteleira na região Centro-Sul da cidade já atinge 90%, enquanto a Pampulha registra 60%, com expectativa de crescimento até a festa.

No comércio e gastronomia, o impacto também será significativo: 60% dos empresários entrevistados pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) esperam um aumento nas vendas durante o período. Entre os produtos mais procurados, destacam-se vestuário (29,3%), bebidas não alcoólicas (26,5%), bebidas alcoólicas (24,9%) e lanches (19,3%).

O presidente da CDL-BH, Marcelo de Souza e Silva, projeta um ticket médio 42% maior que no ano passado, com um gasto médio de R$ 89,60 por produto e estimativa de que cada consumidor adquira até dois itens.

Belo Horizonte como destino consolidado para o Carnaval

O Governo de Minas lançou a campanha #VemMineirizar, promovendo o Carnaval da Liberdade em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Salvador, fortalecendo a imagem de Belo Horizonte como um dos principais destinos da folia no Brasil.

Praça da Estação | Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

A secretária de Estado Adjunta de Cultura e Turismo, Josiane de Souza, reforça que os números confirmam o crescimento do evento e sua importância para o estado. “Eles denotam com muita segurança que a política pública que vem sendo desenvolvida para a promoção do Destino Minas Gerais está se consolidando. A expectativa para este ano é de um crescimento de 10% no número de foliões em relação a 2024.”

Com uma estrutura reforçada, mais segurança e um impacto econômico expressivo, o Carnaval de Belo Horizonte 2025 transforma a capital mineira em um dos principais palcos da cultura e da economia criativa nacional.