Léo Paixão e chefs amigos realizam jantar em benefício de crianças com câncer

Claude Troisgros, Emmanuel Bassoleil e Saiko Izawa também participam da ação solidária

Por Rafael Rocha

Léo Paixão e Mônica Sales de Araújo, superintendente da CAPE

A gastronomia tem desdobramentos que vão muito além do prato que chega à mesa. Ciente disso, o chef Léo Paixão encabeça, mais uma vez, um generoso jantar cuja renda será totalmente revertida à Casa de Apoio Padre Eustáquio (CAPE). Situada no bairro São Luis, em Belo Horizonte, a entidade presta um exemplar trabalho de acolhimento de crianças e jovens com câncer.

É a sexta edição do evento “Chefs contra o Câncer”, uma imperdível oportunidade de realizar uma ação beneficente e ainda receber em casa receitas de chefs de talento reconhecido nacionalmente. Além de Léo Paixão, participam Claude Troisgros, Emmanuel Bassoleil e Saiko Izawa. A solidariedade de cada um deles torna essa ação ainda mais especial, e a Cumbucca tem a honra de ser parceira do evento.

Sempre às sextas-feiras, de hoje até o dia 25 de dezembro, a iniciativa oferece um saboroso menu. Devido à pandemia, neste ano o jantar terá um novo formato. Antes presencial, agora o cliente vai receber o prato em casa. Junto, terá acesso a um vídeo para fazer a finalização da receita.

Supremo mineiro criado por Saiko Izawa, eleita a melhor confeiteira da América Latina em 2017. Crédito: Divulgação

A sequência de delícias tem início com a entrada assinada por Claude Troisgros, uma mousse de agrião ao molho de gorgonzola. O ceviche de peixe com leite de coco chega a seguir, proposta de Emmanuel Bassoleil. Embaixador da CAPE, o chef Léo Paixão entrega o prato principal, um tornedor de cowboy steak acompanhado de rigatoni recheado de fonduta de queijo e cogumelo. O encerramento do jantar fica por conta do supremo mineiro com doce de leite e frutas vermelhas, sobremesa criada por Saiko Izawa, que já foi eleita a melhor confeiteira da América Latina.

Tornedor de cowboy steak com rigatoni recheado de fonduta e cogumelo: receita do chef Léo Paixão. Crédito: Divulgação

Gastronomia e solidariedade

A CAPE vai completar 7 anos de funcionamento em dezembro, sempre atendendo crianças e jovens com câncer e outras doenças infecciosas. A instituição, que presta acolhimento a cerca de 116 pessoas todos os meses, vive somente de doações.

O dedicado trabalho prestado pela instituição comoveu Léo Paixão desde quando ele teve o primeiro contato com a entidade. “Como também sou médico, me toquei com essa casa linda que envolve o acolhimento de crianças. É um enorme privilégio poder trabalhar com eles”, revela.

Para a CAPE, o jantar beneficente organizado por Léo Paixão e seus amigos da gastronomia consiste na principal ação de captação de doações do ano, conforme explica Mônica Sales de Araújo, superintendente da entidade. “Esse ano se tornou ainda mais importante, porque uma das formas de arrecadação financeira que temos são os eventos, mas veio a pandemia e não pudemos realizar nossa feijoada nem o bazar”, avalia.

Edição passada do jantar beneficente em prol da CAPE. Crédito: Divulgação

A gastronomia está presente no cotidiano da CAPE desde suas origens. A criação da entidade de assistência social saiu da mente do empresário José Marcílio Nunes Filho, cuja família tem tradição na gastronomia mineira – ele é filho de Dona Lucinha, um dos principais nomes responsáveis pela tradição e divulgação da cozinha mineira. “Ele teve um sonho com Padre Eustáquio, que o recomendava cuidar de crianças com câncer”, relembra Mônica. “Ele percebeu que o diagnóstico tardio e o abandono no tratamento eram questões que tornavam o problema mais grave, e resolveu criar a CAPE”, completa a superintendente.

Os interessados em adquirir o jantar devem fazer os pedidos pelo WhatsApp (31) 99204-0008 ou pelo instagram @capebh. É possível retirar o menu na sede da CAPE ou receber o jantar em casa. O valor é de R$ 500 para duas pessoas. Cada pedido recebe como brindes um kit com cervejas Stella Artois sem glúten, bolsa térmica e avental. A renda será totalmente revertida em apoio ao acolhimento de crianças com câncer feito pela CAPE. Outras informações em https://cape-mg.org.br/chefs-contra-o-cancer-2020/