Entre 21 de outubro e 15 de novembro, júri convidado e público votam para fazer deste o evento mais significativo do tipo em Minas Gerais

Depois de uma bem-sucedida primeira edição em 2023, o Prêmio Cumbucca de Gastronomia está de volta e com várias novidades. Categorias diferentes, quadro de jurados reformulado e nova equipe de curadoria reforçam o compromisso do projeto com o desenvolvimento e a promoção dos talentos gastronômicos mineiros. Além do mais completo mapeamento de estabelecimentos, profissionais e iniciativas do nosso cenário, um dos destaques deste ano é a categoria Você Decide, redesenhada para contemplar amplamente o interior do estado e totalmente aberta para votação popular.
Ao total, são 50 categorias, divididas em sete abas: Pequena Gula, Copo Cheio, Mesa Farta, Todos Votam, Você Decide, Escolha da Curadoria e Cumbucca de Ouro. À exceção das duas últimas, o público pode votar em todas, sendo que em algumas delas a decisão é compartilhada com corpo de jurados escolhido pelos membros do conselho do prêmio. Essas categorias foram definidas a partir de levantamento de quase 1 mil nomes de estabelecimentos e profissionais de BH e de todas as regiões mineiras. Cada uma delas conta com listagem de indicados pela curadoria, mas em todas o votante sempre pode indicar o nome que quiser.
A votação dos jurados antecede a do público, sendo que esta última é realizada no período de 21/10 a 15/11 neste link.
O Prêmio Cumbucca de Gastronomia tem direção geral de Marcelo Wanderley e a curadoria é assinada pelo jornalista Eduardo Girão. Já o júri especializado é composto por 30 pessoas que frequentam a cena gastronômica de BH, de diferentes perfis. A identidade de cada um deles será divulgada somente no dia da cerimônia de premiação, que será realizada em 5 de dezembro, no Grande Teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte.
O Prêmio Cumbucca de Gastronomia tem apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Sistema Fecomércio, Sebrae Minas e Senac Minas, além de instituições e empresas privadas. A auditoria é realizada pela Netexperts.
A seguir, conheça cada uma das categorias do Prêmio Cumbucca de Gastronomia:
Categoria Copo Cheio
Aqui estão os bares de Belo Horizonte em algumas de suas muitas formas, do boteco ao gastrobar, passando por bares de vinho e choperias. Com direito a reconhecer o melhor petisco, o melhor mestre cervejeiro e a melhor estufa. Ah, e com saideira: comida de rua!
(votam 10 jurados mais o voto do público)
- Bar
- Boteco
- Gastrobar
- Bartender
- Carta de cachaça
- Carta de drinques
- Cervejaria
- Estufa
- Petisco
- Mestre Cervejeiro
- Comida de rua
Categoria Mesa Farta
Nas mesas da capital cabe de tudo um pouco: comida asiática, vegana, italiana, pizza, carnes e por aí vai. Além disso, mais um bocado de opções que se multiplicam em categorias como as das cozinhas autoral e variada. E sem deixar de apontar os melhores profissionais que contribuem para o prazer de cada experiência, como maîtres e sommeliers.
(votam 10 jurados mais o voto do público)
- Asiático
- Carnes e Parrilla
- Vegano
- Cozinha autoral
- Cozinha brasileira
- Cozinha internacional
- Cozinha mineira
- Italiano
- Pizzaria
- Variado
- Chef Homem
- Chef Mulher
- Chef revelação
- Mâitre
- Sommelier
Categoria Pequena Gula
Sanduíches para além do hambúrguer. Sorvetes sem deixar de lado os picolés. Docerias entre o tradicional e o inusitado. Mais cafés, pães e deliciosos embates como os de melhor brunch. E desta vez também queremos saber quem é o(a) grande barista da cidade.
(votam 10 jurados mais o voto do público)
- Brunch
- Cafeteria
- Doceria
- Barista
- Pães
- Sanduíche
- Sorvete e picolé
Categoria Todos Votam
Todos os jurados do prêmio se encontram aqui para nos dizer quais são seus cinco favoritos nas categorias abaixo. A esses resultados, somamos os favoritos na votação popular para descobrir, afinal, os vencedores. Confessamos que não foi fácil trocar o pão de queijo pela coxinha este ano.
(votam os 30 jurados mais o voto do público)
- Novidade do ano
- Delivery
- Fora da rota
- Coxinha
- Garçom
Categoria Você Decide
Uma parte que dedicamos exclusivamente ao público, pois só ele vota. E nessa edição resolvemos interiorizar geral. BH até aparece, mas a diversidade e qualidade por todas as regiões do estado é tão grande que abrir espaço é nossa obrigação. Pela primeira vez, teremos produtores rurais no páreo.
(Apenas o público vota)
- Tropeiro
- Restaurantes no interior
- Enoturismo
- Gole do ano
- Mordida do ano
Categoria Escolha da Curadoria
Nosso conselho se reúne com instituições governamentais, empresas do terceiro setor, instituições e movimentos para decidir quais são os grandes destaques do ano nessas seis premiações que enxergam pessoas, instituições e até mesmo municípios. Podem ser de Belo Horizonte ou de qualquer parte do estado. Se faz a diferença, está aqui.
Cozinha Mineira Patrimônio – Edição QMA
Ações que contemplam a preservação do patrimônio da cultura alimentar em Minas Gerais neste ano em que o modo de fazer do Queijo Minas Artesanal são candidatos a Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Uma iniciativa que conta com a participação da Secult e Iepha.
Cidade Gastronômica – Edição Queijos Mineiros
Município que se destaca no fomento e incentivo de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do turismo gastronômico, gastronomia e cultura alimentar. Neste ano, a curadoria vai contemplar cidades em que este trabalho tenha destacado o queijo artesanal. O apoio é da Secult e da Frente da Gastronomia Mineira.
Prepara Gastronomia
Ações que envolvam criatividade, conhecimento e inovação. Uma iniciativa da Cumbucca, entendendo a importância do prêmio em conjunto com o Sebrae Minas e reconhecendo os empreendedores com os melhores resultados alcançados e práticas de gestão.
Diversidade
Ações, empresas ou iniciativas que investem efetivamente na transversalidade entre gastronomia, cultura alimentar e diversidade, aqui traduzidas em medidas que envolvam toda gama da diversidade, como racial, social, territorial, gênero, identidade, ambiental, etária e temas correlatos.
Evento do Ano
Iniciativa que melhor se destacou no quesito gastronomia, turismo gastronômico ou cultura alimentar.
Cozinha Mineira Patrimônio
Ações que contemplam a preservação do patrimônio da cultura alimentar em Minas Gerais.
Personalidade do QMA
Produtor(a) de Queijo Minas Artesanal cujo exemplo de vida seja um destaque no estado. Pelo compromisso com a legalidade, pela qualidade do produto em si, por inspirar novas gerações. Um reconhecimento pelo esforço de manter viva a tradição do mais difundido queijo mineiro.
Categoria Cumbucca de Ouro
Prêmio dedicado a uma personalidade gastronômica de Minas Gerais que tenha atuação reconhecida na defesa, produção, difusão e desenvolvimento da gastronomia e cultura alimentar. A escolha é do conselho do prêmio e o indicado recebe um pin de ouro 18k.