Para deixar Minas Gerais mais doce

A arte de criar receitas deliciosamente cremosas com dois ingredientes: leite e açúcar

Doce de Leite – Foto: Freepik/Divulgação


Com queijo, café, em sobremesas, recheios de bolos ou mesmo puro. O doce de leite é um verdadeiro símbolo da cultura mineira e ainda traz a tradição do estado e a personalidade do produtor, já que cada receita é única em cor, textura e sabor.

Além da versão tradicional, com leite de vaca, é possível encontrar variações com leites de cabra e búfala, cada um com características específicas. Os formatos também podem ser diferentes. Se você é fã de doce de leite, delicie-se com essa lista!

Desenvolvido pelo capril Rancho das Vertentes, com leite de cabra de produção própria, o doce tem sabor mais suave e menos doce. Ganhou duas medalhas de ouro no Mundial do Queijo do Brasil: em 2022 e 2024.

Onde: Barbacena

Saiba mais: @ranchodasvertentes

Bendito

Doce de leite artesanal e cachaça de alambique: duas paixões dos mineiros se unem dentro da garrafa. A cada gole, você sente uma cremosidade envolvente. Use a criatividade para fazer coquetéis com a bebida.

Onde: Congonhas 

@benditolicoroficial

Doce de Leite – Foto: Freepik/Divulgação
DOM

Cremoso, artesanal, com menos açúcar e sem conservantes. Assim pode ser descrito o DOM, que se orgulha de carregar o terroir do Campo das Vertentes. A marca também é conhecida pelo licor de doce de leite.

Onde: São Tiago

@docesdeleite_dom

Dona Lázara

Embrulhado na palha, esse charmoso doce de leite remete aos tempos coloniais. Macio e com um leve sabor caramelizado, reproduz receita dos anos 1970. Cabe no bolso e é fácil de carregar para comer quando der vontade.

Onde: Uberlândia

@donalazara.doces

Majestic

Desde 1975, uma família de origem espanhola se dedica a essa receita. Tradicional no Sul de Minas, o doce de leite se apresenta com textura cremosa e aquele sabor típico de fazenda. Até hoje é vendido em latas.

Onde: Alfenas

@produtos_majestic

Pérola da Serra

Entregue-se a uma experiência diferente com o doce à base de leite fresco de búfala. O resultado é um sabor delicado e uma textura incrivelmente aveludada. Forma uma dupla perfeita com os queijos mineiros.

Onde: Itanhandu

@peroladaserrabufala

Rocca
Foto: Jorge Lucas Carriel

Do pasto para a fábrica, a Rocca produz o leite que usa para fazer o doce com uma cremosidade que desliza pela boca. Além do tradicional, a marca desenvolveu mais quatro sabores: café, avelã, coco e pistache.

Onde: Pouso Alegre

@roccabr

Sabores do Grama

Um grupo de mulheres é responsável por perpetuar essa verdadeira obra-prima da doçaria mineira, que preserva o fazer artesanal. É tão liso que não dá para sentir nem um grão sequer de açúcar, adicionado na medida.

Onde: Santo Antônio do Grama

@saboresdogramaoficial

Serra Negra

Palmas para quem inventou uma bala de doce de leite em tamanho ideal para compartilhar. Por dentro da casquinha crocante, um doce extremamente macio, que derrete na boca e deixa qualquer momento especial.

Onde: Betim

@serranegradoces

Viçosa

Produzido desde 1980, o Viçosa ostenta o título de patrimônio cultural imaterial do estado e é recordista de vitórias no Concurso Nacional de Produtos Lácteos. Tem sabor suave e caramelizado e textura consistente.

Onde: Viçosa

@docedeleitevicosaoficial

Vitoriano

Preparado em fogão a lenha, o doce ganha um sabor inconfundível. Tem coloração mais clara e o mínimo de açúcar. Ao mesmo tempo em que mantém acesa a chama da tradição, a marca inova em receitas com castanha de baru e pequi.

Onde: Prados

@vitorianodoces