Turismo rural: queijarias mineiras abrem as porteiras para visitantes

Descubra em roteiros de imersão pequenas propriedades que produzem queijos artesanais
Mesa tipicamente mineira montada com café, queijo e pão de queijo da Queijaria Gomes
Queijaria Gomes – Foto: Instagram/Reprodução

Considerado o estado do queijo no Brasil, Minas Gerais abriga uma rica tradição queijeira que vem sendo passada de geração em geração. Como forma de preservar e conectar as pessoas com o campo, queijarias em diferentes partes do território mineiro abrem suas porteiras e oferecem experiências únicas com visitações, degustações e cafés, permitindo que os turistas mergulhem na cultura e nos saberes do Queijo Minas Artesanal (QMA).

Capim Canastra (São Roque de Minas)

A Estância Capim Canastra fica na cidade onde nasce o Rio São Francisco. Quem conduz a visitação, que ocorre todos os dias, é o médico veterinário e produtor Guilherme Ferreira. Os visitantes conhecem o processo completo de produção e maturação até chegar à cave subterrânea, onde degustam o queijo feito à mão há cinco gerações com cervejas artesanais que estampam o rótulo da queijaria. Uma imersão e tanto nos encantos da Serra da Canastra.
(37) 9833-1770; @capim.canastra

Queijaria Gomes (Uberlândia)

A Queijaria Gomes é famosa por seus premiados queijos produzidos com leite de vacas criadas soltas. Sob os cuidados de Inez Rosa Gomes, da quinta geração de produtores, a Fazenda Boa Vista oferece visitas guiadas, que devem ser agendadas previamente. Os turistas conhecem todo o processo de produção, desde a ordenha até a maturação, e depois se deliciam com um café colonial com quitandas, doces e queijos fabricados naquelas terras.
(34) 99866-8575; @queijariagomes

Queijaria Ouro das Gerais (Tapuirama)

A 35 quilômetros de Uberlândia, a Fazenda Aprazível, do casal Walkíria Naves e Gilmar Loreno, abriga a Queijaria Ouro das Gerais, que recebe grupos para visitas guiadas. São oferecidas degustações harmonizadas com queijos, doces e vinhos, além de experiências no campo, onde o visitante pode acompanhar o aleitamento dos bezerros com mamadeiras, a produção de leite, queijo e a extração de látex, tudo mediante reservas.
(34) 99764-3432; @queijariaourodasgerais

Queijos mineiros
Queijo Braúnas (Diamantina)

A Queijaria Braúnas oferece o Turismo de Vivência, onde os participantes podem visitar a Fazenda Braúnas e aprender sobre a produção e maturação de queijo, com direito a degustação. O passeio pode ser complementado por um farto café colonial com quitandas produzidas ali mesmo, na casa centenária do produtor Ewerton Almeida. Outra opção é um almoço preparado no fogão a lenha com frango ao molho pardo e outras mineiridades.

(38) 99841-7397; @queijobraunas

Queijo Maria Nunes (Santo Antônio do Itambé)

Situada aos pés do Pico do Itambé, a Fazenda Maria Nunes está inserida em um cenário de filme. De frente para um lago, a pequena queijaria produz preciosidades em forma de Queijo Minas Artesanal de casca florida. O tour ofertado pela produtora Christiane Brandão é uma verdadeira aula sobre agricultura familiar, seleção de raças de gado, homeopatia animal, modos de fazer da região do Serro e, claro, a produção de queijos com mofo branco.

(38) 99848-9647; @queijomarianunes