Após meses de pesquisas gastronômicas por Belo Horizonte e Minas Gerais e uma votação que envolveu eleição popular, júri especializado e curadoria, o resultado final do Prêmio Cumbucca de Gastronomia foi divulgado na terça-feira (21/11).
Foram revelados os vencedores e finalistas nas 50 categorias, envolvendo cinco trilhas de votação. Em COPO CHEIO entram categorias como bares, botecos e arredores. PEQUENA GULA engloba casas de lanches, cafeterias, docerias, entre outros. Restaurantes estão contemplados em MESA FARTA, enquanto VOCÊ DECIDE reúne o voto exclusivo da audiência, que foi captado durante eleição online. Em OUTRAS CATEGORIAS entraram escolhas cujo vencedor foi escolhido após o somatório dos votos de todos os jurados mais o voto popular.
Além disso, em ESCOLHAS DA CURADORIA constam os vencedores em categorias cujo voto envolveu apenas a avaliação da curadoria da Cumbucca. O principal prêmio da iniciativa é a Cumbucca de Ouro, dado à personalidade gastronômica do ano, também eleita pela curadoria do prêmio.
Na lista constam os primeiros colocados das categorias, além da casa que mais recebeu votos da audiência. Em caso de empate, o vencedor é definido pela curadoria, conforme regulamento. A votação popular foi realizada online no período de 3 a 24 de outubro.
Todo o processo de votação foi auditado pelas startups Cosmic e Track.Co.
Confira aqui a lista completa de jurados e como cada um deles votou.
Para mais detalhes sobre as categorias, acesse aqui.
O regulamento completo da premiação pode ser consultado neste link.
O conteúdo na íntegra do Guia Cumbucca de Gastronomia pode ser conferido aqui.
O Prêmio Cumbucca de Gastronomia conta com patrocínio da Cemig, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e da prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, além de apoio da Fundação Clóvis Salgado, Abrasel, Senac, Sebrae e do Governo de Minas Gerais, pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo.