Uma cidade criativa da gastronomia é feita de bares, lanchonetes e restaurantes. E, claro, cozinheiras, chefs, pequenos produtores e tantos outros. Para demonstrar toda a versatilidade gastronômica de Belo Horizonte, o BH Cidade Criativa e Receptiva vai até as casas gastronômicas que estão movimentando a cena na capital mineira, sempre acompanhado de personalidades que possam nos ajudar a compreender melhor esse rico cenário.

Temos essa explosão de sabores e saberes em Belo Horizonte. Outro aspecto importante é a receptividade e a tradição que estão na alma de tudo que se produz por aqui. “Não é à toa que Belo Horizonte foi ganhou o título de Cidade Criativa da Gastronomia, dado pela Unesco”, avalia Marcelo Wanderley, idealizador da iniciativa.

A harmonia entre gastronomia e demais setores da economia criativa ajudam a conferir à capital mineira esse ambiente de acolhimento e hospitalidade. Por isso, os apresentadores desta 2ª edição são pessoas que transitam por esses caminhos. Ao lado da consultora de estilo Constanza Fernandez, vamos descobrir a relação da moda com gastronomia. Já a intersecção entre comida e artes visuais é apresentada pelo artista visual Marcus Paschoalin.

Com patrocínio da prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, o evento tem a intenção de ampliar a divulgação dos potenciais turísticos e gastronômicos da capital. “Somos uma cidade moderna e diversa, que traduz a síntese da gastronomia mineira. Reunimos sabores, saberes e ingredientes”, resume Gilberto Castro, presidente da Belotur.

BH Cidade Criativa e Receptiva II

Apresentação ebook - Cidade criativa da Gastronomia

Apresentação ebook - Cidade criativa da Gastronomia

As criações inventivas do chef Leo Paixão no Ninita, seu mais novo restaurante

O premiado chef Leonardo Paixão recebe a visita do artista visual Marcus Paschoalin em seu mais novo restaurante, que presta homenagem à avó do cozinheiro. No encontro, eles conversam sobre a importância de BH ser reconhecida como Cidade Criativa da Gastronomia, e como isso impacta toda a cadeira da economia criativa.

A consultora de estilo Constanza Fernandez visita o sempre animado Sakaná

O restaurante japonês Sakaná é das casas gastronômicas mais animadas de Belo Horizonte. Seu ambiente único, decorado com obras de arte, atrai uma clientela ávida por pratos caprichados. Outro atrativo indispensável são os drinques inventivos preparados pelo bartender Igor Txai.

Os Sabores da Cozinha de Henrique Giberto - Cozinha Tupis

No emaranhado de lojas atualmente abertas no Mercado Novo, a Cozinha Tupis é da primeira geração. O restaurante é comandado pelo chef Henrique Gilberto, um criador de pratos ricos em sabores e texturas. Confira a visita que o artista visual Marcos Paschoalin fez ao estabelecimento e saiba os segredos e inspirações do cozinheiro.

O interior de Minas Gerais está na Bitaca Capetinga

A gastronomia do interior de Minas Gerais alimenta a mente faminta do chef Guilherme Lopes, maestro da cozinha do Bitaca Capetinga. O resultado aparece nas panelas, preenchidas com os saborosos preparos do cozinheiro, como língua ao vinho e arroz de costela. Tudo simples e descomplicado, mas com uma potência de sabor incrível. Para beber, caju, seriguela e acerola dão vida a drinques refrescantes.

18/09 às 11h: Taste-Vin e sua trajetória vitoriosa

Uma adega monumental, uma cozinha sofisticada e um serviço caprichado resumem o que você vai encontrar no Taste-Vin, o tradicional restaurante francês situado no bairro de Lourdes, em Belo Horizonte. Nesses mais de 30 anos de vida, a casa chama atenção pela regularidade, algo possível graças ao comando do chef Rodrigo Fonseca. Confira a visita que a consultora de estilo Constanza Fernandez fez ao imperdível restaurante.

18/09 às 11h: André Paganini, o chef que come pelas beiradas – Chico Dedê

André Paganini é um craque. O chef vem comendo pelas beiradas e se destaca no cenário de Belo Horizonte. Seu boteco Chico Dedê já faturou o prêmio de melhor bar revelação da cidade em 2019. O estabelecimento exala criatividade. A diversidade de ingredientes do cerrado é uma das inspirações. A panturrilha de porco com feijão andu, ovo mexido, quiabo grelhado e farofa de biju é um dos pratos. Vai perder?

19/09 às 11h: A conversa entre as cozinhas mineira e portuguesa

Um restaurante que funciona dentro de um museu. É assim o Caravela, casa portuguesa instalada no segundo andar do Museu Abílio Barreto, em Belo Horizonte. Azeite é a base da cozinha do chef Cristóvão Laruça, da mesma forma que ocorre em toda a culinária de Portugal. Basta ver – e comer! – o que o chef libera no fogão, como a bochecha de porco defumada com salada de cogumelos e tomate confit.

19/09 às 11h: A cozinha feminina do Birosca

Depois que Bruna Martins abriu o restaurante em Santa Tereza, o bairro nunca mais foi o mesmo. A ex-estudante de saxofone acertou em cheio ao decidir investir no bairro de fama musical e boêmia. O ambiente lembra uma casinha do interior e serve pratos feitos por uma cozinha feminina. O piano ajuda a conferir um charme peculiar. Ex-participante do reality show “Mestres do Sabor”, da Rede Globo, Bruna é uma das mulheres que ajudam a sedimentar a saborosa fama gastronômica atual de Belo Horizonte.

20/09 às 18h: O chef Américo Piacenza apresenta suas criações

Há 14 anos a Cantina Piacenza entrega pratos da cozinha afetiva de inspiração italiana feita com ingredientes mineiros. O resultado é fruto da dedicação do chef Américo Piacenza, que herdou conhecimentos familiares. Na 2ª edição do BH Cidade Criativa e Receptiva, ele recebeu a consultora de estilo Constanza Fernandez. O carpaccio de picanha com sorvete salgado de mostarda de Dijon foi um dos pratos provados pela dupla.

20/09 às 18h: Simplicidade é a aposta do chef Caetano Sobrinho – Caê

O restaurante Caê colore a cena gastronômica de Belo Horizonte desde 2018. Nesta visita, o artista visual Marcus Paschoalin engatou a prosa com o chef Caetano Sobrinho sobre como o restaurante se firma no cenário local. Simplicidade é a aposta do cozinheiro, que apresenta preparos de sotaque mineiro com elegância, cuidado e suculência. O porco é protagonista nas receitas, enquanto uma jabuticabeira sexagenária concentra as atenções no salão.

Conheça os apresentadores dessa edição

Marcus Paschoalin - Arte, cultura e criatividade

“BH tem o sangue fervendo o tempo todo por criatividade”. É assim que o artista visual @marcuspaschoalin resume Belo Horizonte. A inspiração dos trabalhos de Pascoalin vem das ruas, prédios e praças da cidade. Com esse olhar privilegiado para as artes e cultura, ele chega para ser nosso convidado durante a 2ª edição do BH Cidade Criativa e Receptiva. Com ele, fomos visitar algumas das casas gastronômicas mais interessantes da capital mineira. Entre entradas e petiscos, aproveitamos para falar da transversalidade da gastronomia com outras áreas da economia criativa.

Constanza Fernandez - Moda, criatividade e gastronomia em BH

A Constanza ama BH, mora aqui há muito tempo e é a nossa convidada durante a 2ª edição do BH Cidade Criativa e Receptiva. Com ela, fomos visitar algumas das casas gastronômicas mais interessantes da capital mineira. Constanza aproveitou para falar de moda, já que ela também atua como consultora de estilo.

BH Cidade Criativa e Receptiva II

Parte I

Leo Paixão e Gustavo Penna – Mineiridade na arquitetura,
gastronomia e na vida
Em um passeio pela região da Igrejinha da Pampulha, o chef Leonardo Paixão conversa com o arquiteto Gustavo Penna sobre suas experiências de vida com o ser-mineiro. Neste encontro inédito proporcionado pela Cumbucca, os dois contam suas histórias e mostram que Gastronomia e Arquitetura são mais parecidas do que parece.
E também a importância da raiz mineira em tudo o que se faz.
Flávio Trombino e Ivani Pedrosa batem um papo no restaurante Xapuri
A Cumbucca convida o chef Flavio Trombino e a historiadora Vani Pedrosa para uma conversa sobre os primórdios da gastronomia mineira, as origens e tradições. O bate papo do BH Cidade Criativa e Receptiva ocorre no salão do restaurante Xapuri, um dos maiores representantes da nossa comida.
Nenel e Rafael Rocha visitam a Cantina do Lucas
Um dos mais tradicionais restaurantes de Belo Horizonte, a Cantina do Lucas é ponto da boemia belorizontina, no Ed. Maletta, há muitos anos. Neste episódio de BH Cidade Criativa e Receptiva, a Cumbucca leva os jornalistas Nenel, do Baixa Gastronomia, e Rafael Rocha a uma conversa com o gerente da casa, Mourão, sobre cardápio e suas histórias.
Lorena Martins visita o Garagem do Cab
Anexo ao restaurante Cabernet Butiquim, o bar de drinks Garagem do Cab é o estabelecimento da vez no BH Cidade Criativa e Receptiva. A Cumbucca leva a jornalista Lorena Martins para uma conversa com Pablo Teixeira, um dos sócios da casa, sobre a nova cena da gastronomia belorizontina.
Gabriel Prata visita Juramento 202 e Bar do Baiano
A Cumbucca convidou o agente cultural Gabriel Prata a visitar o bar Juramento 202, lar da Cervejaria Viela. Lá, ele conversou com os garçons sobre a cultura de bares de Belo Horizonte. O momento BH Cidade Criativa e Receptiva acabou no Bar do Baiano, que fica próximo, e é quem faz os pasteis servidos pelo Juramento!
Nenel visita o Nonô – O rei do caldo de mocotó
Neste episódio de BH Cidade Criativa e Receptiva é a vez da Cumbucca levar o jornalista Nenel, do Baixa Gastronomia, visitar o Nonô – O rei do caldo de mocotó. Nenel conversa com o senhor Crélio, que é a segunda geração do estabelecimento que funciona 24h no centro de Belo Horizonte.
Américo Piacenza visita o Bar da Lora
A convite da Cumbucca, o Chef Américo Piacenza conversa com a Lora, primeira mulher a assumir um bar no Mercado Central de BH, o Bar da Lora. Os dois conversam sobre a história do bar e a cultura do Mercado Central, enquanto comem o famoso fígado com jiló acebolado, prato típico belorizontino.
Lorena Martins visita a Cozinha Santo Antônio
A Cumbucca convidou a jornalista Lorena Martins para conhecer a Cozinha Santo Antônio, um lugar charmoso, com cara de cozinha de vó. No projeto BH Cidade Criativa e Receptiva, ela conversa com a chef do lugar Juliana Duarte sobre como trazer novidade e frescor à tradição.
Lorena Martins visita o Iracema Bar
A jornalista Lorena Martins leva a Cumbucca para visitar o Iracema Bar. Neste episódio de BH Cidade Criativa e Receptiva, Lorena conversa com o proprietário da casa, Lucas Narciso. O assunto é a nova boêmia de Belo Horizonte.
Américo Piacenza visita o Rei do Torresmo
Neste episódio de BH Cidade Criativa e Receptiva, a Cumbucca leva o chef Américo Piacenza ao bar Rei do Torresmo para conhecer a Lagosta Mineira com o proprietário, Geraldo Campos. Um torresmo de barriga de porco enorme, cortado na hora na frente do cliente, servido com limão, e que faz sucesso no Mercado Central de Belo Horizonte.
Gabriel Prata convida o Rei do Pastel
A convite da Cumbucca, o agente cultural Gabriel Prata visita o Rei do Pastel, uma grande instituição da noite belorizontina. No BH Cidade Criativa e Receptiva, Gabriel conversa com o responsável pela casa, Frederico de Carvalho Assis.
Nenel e Paulo Xisto visitam o Bolão – O Rei do Espaguete
A convite da Cumbucca, o jornalista Nenel, do Baixa Gastronomia, e o músico Paulo Xisto, da banda Sepultura, batem um bate papo sobre comida e Rock’n’roll no restaurante Bolão – O Rei do Espaguete, no bairro de Santa Tereza em Belo Horizonte. Os dois experimentam as delícias da casa com o proprietário, Carlos Henrique.
Nenel visita o Café Palhares
A Cumbucca leva o jornalista Nenel, do Baixa Gastronomia, para bater um papo com Luiz Fernando Ferreira, a segunda geração do Café Palhares, famoso criador do Kaol. O prato foi criado na década de 50, e até hoje faz sucesso em nossa BH Cidade Criativa e Receptiva.
Chef Américo Piacenza visita o restaurante Casa dos Contos
A convite da Cumbucca, o Chef Américo Piacenza visita o tradicional restaurante Casa dos Contos com o especialista em turismo Tiago Oliveira, da Tripness. Em um bate papo descontraído, os dois falam sobre destinos turísticos mineiros, e a importância do turismo gastronômico para Belo Horizonte.
Lorena Martins visita o Vento Arte e Gastronomia
Um dos mais recentes bares do bairro Floresta, em Belo Horizonte, o Vento Arte e Gastronomia é palco de mais um Cumbucca visita. No BH Cidade Criativa e Gastronomia, a jornalista Lorena Martins conversa com o proprietário Marcelo Oliveira sobre diversão e boemia no pós pandemia.
Gabriel prata visita o Chopp da Fábrica
O agente cultural Gabriel Prata visita o Chopp da Fábrica, a convite da Cumbucca. Ele conversa com um cliente fixo da casa, o Chef Daniel Nunes, e experimenta uma das maiores tradições do fim de noite de BH, o tradicional Mexidão!
Chef Américo Piacenza visita o restaurante Xico da Kafua
Neste episódio de BH Cidade Criativa e Receptiva, a Cumbucca leva o Chef Américo Piacenza a uma visita ao tradicional restaurante da cozinha mineira Xico da Kafua, para bater um papo com o proprietário senhor Murai Caetano. Eles conversam sobre a história do espaço, personalidades que frequentam e experimentam os pratos que fazem a fama de rei do frango caipira.
BH – Cidade criativa e receptiva!
O BH Cidade Criativa e Receptiva é uma reunião de vídeos criados pela Cumbucca sobre gastronomia e cultura alimentar em Belo Horizonte, eleita em 2019 cidade criativa da gastronomia pela UNESCO. Um conteúdo elaborado com os olhos brilhando e a boca salivando, que preza pela diversidade com sabor, objetividade e curadoria. Nossa meta é apresentar o variado cardápio de ingredientes, pessoas, lugares e tradições que a capital oferta ao morador e ao visitante. Falamos sobre o caráter onipresente da comida em nossas vidas, e sobre como os alimentos fazem parte da identidade cultural da cidade. Do tradicional ao contemporâneo, do centro à periferia, da rua à mesa – nada escapa ao faro da Cumbucca.

A Cumbucca é uma plataforma orgânica que você pode ajudar a crescer.

Tem alguma dica que merece estar por aqui ou quer cadastrar seu evento? Mande pra gente e faça parte desta história!

Entrar Cumbucca

For faster login or register use your social account.

[fbl_login_button redirect="" hide_if_logged="" size="large" type="continue_with" show_face="true"]
ou

Os detalhes da conta serão confirmados por e-mail.

Redefinir sua senha