Qualquer mergulho nesse universo infindável seria ousado, mas um trabalho que demandou anos de pesquisas de campo e entrevistas resultou em um completo mapeamento dessa diversidade gastronômica presente em Minas Gerais.
Intitulado Territórios Gastronômicos, o mapeamento foi encabeçado pelo gastrônomo Eduardo Avelar, a partir da ótica das identidades gastronômicas regionais de Minas Gerais. Nós, da Cumbucca, ficamos imensamente felizes em podermos compartilhar esse conteúdo por aqui.
Garimpeiro de sabores, ingredientes e receitas, Avelar enveredou-se pelo raso e pelo profundo em Minas, sempre em busca de identificar e compreender os processos produtivos presentes nas cerca de 1.500 localidades por ele visitadas.
Como resultado de sua pesquisa, ele sugere a divisão do estado em cinco territórios: Central, Cerrado, Espinhaço, Mantiqueira e Rios.
Essa proposta auxilia na compreensão a respeito da formação da gastronomia mineira, pois contextualiza questões históricas e transformações culturais. O estudo demonstra a influência dos povos originários, demonstra a potência da cultura africana, insere os desdobramentos da presença dos tropeiros e sua cozinha seca, e segue refletindo sobre as interferências da cozinha molhada dos portugueses em nossa cultura alimentar.

Daqui pra frente, o nosso papel será divulgar e enriquecer esses territórios com conteúdo sempre atualizado e colaborativo.
A seguir, confirma as divisões propostas pelo mapeamento.

Territórios

A Cumbucca é uma plataforma orgânica que você pode ajudar a crescer.

Tem alguma dica que merece estar por aqui, ou quer cadastrar seu evento? Mande pra gente e faça parte desta história,

Entrar Cumbucca

For faster login or register use your social account.

[fbl_login_button redirect="" hide_if_logged="" size="large" type="continue_with" show_face="true"]
ou

Os detalhes da conta serão confirmados por e-mail.

Redefinir sua senha