Ivo Faria é o grande escolhido para ganhar a Cumbucca de Ouro 2023

Com mais de 55 anos de atuação em cozinhas profissionais, o chef é inspiração unânime na categoria

Minas Gerais tem o privilégio de exigir um número incontável de talentos no meio gastronômico. São cozinheiras e cozinheiros em todos os 853 municípios do estado, além de produtores de todos os tamanhos, empreendedores, profissionais, pesquisadores, professores, enfim, a lista é imensa.

 

Por isso, a missão assumida pela Cumbucca em escolher qual seria a personalidade gastronômica de 2023 a ganhar a Cumbucca de Ouro foi das mais difíceis.

 

Após pesquisas e mapeamento gastronômico, o escolhido foi Ivo Faria, profissional que é inspiração constantemente citada pelos principais chefs de Minas Gerais. Uma leva de profissionais passou pelas mãos do cozinheiro e estão espalhados por vários cantos do país.

 

Durante a cerimônia de premiação, realizada no dia 21 de novembro, no Palácio das Artes, Ivo subiu ao palco acompanhado de membros de sua família. Emocionado, ele agradeceu ao reconhecimento. “Tive oportunidade de ir pra Europa, Estados Unidos e São Paulo. Optei por ficar em BH. Já são 50 anos de profissão. Nós passamos um momento duro na pandemia, eu pensei que não ia voltar, mas estamos mais fortes do que antes. Que todos possam fazer a gastronomia cada vez melhor”, celebrou.

 

A trajetória do chef

 

Com mais de 55 anos em cozinhas profissionais, Ivo Faria viu a comida mineira alcançar novos níveis de prestígio ao longo do tempo. “Nós, brasileiros, pela situação em que fomos colonizados, dávamos pouco valor ao que era da nossa terra. Colocar os produtos da cozinha regional na mesa de um restaurante era muito difícil”, recorda-se o chef, que começou aos 14 na formação técnica pelo Senac e hoje é convidado de honra em eventos na Europa, além de tocar instituto de experiências gastronômicas e profissionalização que leva o próprio nome. Referência para a categoria no estado, ele tomou para si a missão de defender a cultura alimentar local e valorizar “aquilo que é nosso, do Cerrado, da cozinha de quintal”, através da alta gastronomia.

 

A tarefa não foi fácil. Ivo avalia que antes do boom na formação de cozinheiros ao fim dos anos 1990, o Brasil ainda estava longe de tratar o que é nativo com o respeito que ele via nas cozinhas europeias. “É recente essa valorização, pessoas a todo momento falando sobre cozinha regional. Isso é muito bom porque, quando todos se preocupam, funciona melhor”, comenta. À frente do Vecchio Sogno por 25 anos e de outros projetos que marcaram época, Faria treinou e influenciou boa parte dos cozinheiros renomados na capital. A mudança de perspectiva sobre a comida de Minas é parte de seu legado, ainda que não se gabe e olhe sempre adiante: “Acho que estamos no caminho certo e essa garotada que está aí merece parabéns por se preocupar com a cozinha dessa maneira”, comemora o chef dos chefs.

 

O trabalho e dedicação espartanos de Ivo Faria servem de inspiração para todos nós. Ele é o grande vencedor da categoria PERSONALIDADE GASTRONÔMICA. A ele, a nossa Cumbucca de Ouro!

 

Para mais detalhes sobre as categorias, acesse aqui.

 

O regulamento completo da premiação pode ser consultado neste link.

 

O conteúdo na íntegra do Guia Cumbucca de Gastronomia pode ser conferido aqui.

 

O Prêmio Cumbucca de Gastronomia conta com patrocínio da Cemig, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e da prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, além de apoio da Fundação Clóvis Salgado, Abrasel, Senac, Sebrae e do Governo de Minas Gerais, pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo. 

Adicionar comentário

Seu e-mail está seguro com a gente.

Entrar Cumbucca

For faster login or register use your social account.

[fbl_login_button redirect="" hide_if_logged="" size="large" type="continue_with" show_face="true"]
ou

Os detalhes da conta serão confirmados por e-mail.

Redefinir sua senha