Entenda as categorias do Prêmio Cumbucca de Gastronomia
Votação popular do certame fica aberta até dia 24 de outubro; mapeamento reuniu cerca de 700 casas gastronômicas
Rafael Rocha
A curadoria do Prêmio Cumbucca de Gastronomia mapeou cerca de 700 estabelecimentos até chegar na versão atual das listas que constam no formulário de votação. O voto da audiência, no entanto, é soberano. Cada usuário pode votar no estabelecimento que preferir. Entre bares, restaurantes, casas de lanche e outras iniciativas, você pode escolher o segmento que mais lhe interessa para depositar seu voto. Na lista abaixo, você consegue entender as categorias com suas respectivas explicações.
A votação popular está aberta até o dia 24 de outubro, neste link.
As 50 categorias estão divididas em cinco trilhas de votação, conforme detalhado a seguir:
COPO CHEIO: Reúne os bares de Belo Horizonte e categorias que permeiam esse universo, entre elas boteco, gastrobar, carta de cachaça, carta de drinques, cervejaria e choperia, estufa, fim de noite, petisco e personalidade cervejeira. Neste segmento votam 10 jurados mais o voto da audiência.
Consideramos como boteco o estabelecimento mais informal com petiscos tradicionais e que é conduzido diariamente por familiares, com a presença constante do dono. O bar é menos despretensioso e pode investir também em uma boa seleção de cervejas ou drinques. Se além disso o bar exibe um investimento maior em gastronomia, com pratos mais sofisticados, entra na categoria gastrobar.
MESA FARTA: Reúne os restaurantes da capital, suas especialidades e profissionais, como asiático, carnes e parrilla, comida saudável, cozinha autoral, cozinha brasileira, cozinha mineira, italiano, pizzaria e variado. Também serão escolhidos os preferidos em chef homem, chef mulher, chef revelação, garçom, mâitre e sommelier. Neste segmento votam 10 jurados mais o voto da audiência.
PEQUENA GULA: Reúne as casas de doces e lanches de BH, separadas nas categorias brunch, cafeteria, doceria, empório mineiro, padaria, sanduíche e sorveteria. Neste segmento votam 10 jurados mais o voto da audiência.
OUTRAS CATEGORIAS: Engloba as categorias fora da rota, ícone de BH, novidade do ano, pão de queijo e PF. Neste segmento participam todos os 30 jurados somados ao voto da audiência.
VOCÊ DECIDE: As categorias torresmo, beira de estrada, salgado e influenciador de gastronomia são de escolha exclusiva da votação popular.
A votação popular
Na votação popular, o votante pode escolher quantas categorias desejar. Uma relação de estabelecimentos está listada em cada categoria, mas caso queira escolher outro candidato, basta digitar o nome do preferido no campo OUTRO.
Escolha da curadoria
Também serão premiadas seis iniciativas em categorias definidas pela ESCOLHA DA CURADORIA, que englobam a capital e o interior. São elas:
Cidade gastronômica: escolha do município que se destaca no fomento e incentivo de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do turismo gastronômico, gastronomia e cultura alimentar;
Cozinha mineira patrimônio: ações que prezam por questões de preservação do patrimônio da cultura alimentar em Minas Gerais;
Diversidade: ações, empresas ou iniciativas que investem efetivamente na transversalidade entre gastronomia, cultura alimentar e diversidade, aqui traduzidas em medidas que envolvam toda gama da diversidade, como racial, social, territorial, gênero, identidade, ambiental, etária e temas correlatos;
Economia criativa: ações que envolvam criatividade, conhecimento e inovação;
Evento do ano: iniciativa que melhor se destacou em 2023 no quesito gastronomia, turismo gastronômico ou cultura alimentar;
Profissional do queijo: pessoa que tem destacada atuação no ramo queijeiro em Minas Gerais, seja na produção, divulgação, marketing ou qualquer área correlata;
Cumbucca de ouro: prêmio dedicado a uma personalidade gastronômica de Minas Gerais que tenha atuação reconhecida na defesa, produção, difusão e desenvolvimento da gastronomia e cultura alimentar. A pessoa escolhida recebe um pin de ouro 18k.
O Prêmio Cumbucca de Gastronomia tem direção geral de Marcelo Wanderley. A curadoria é assinada pelo jornalista Rafael Rocha.
Quem são os jurados
O júri especializado é composto por 30 nomes que frequentam a cena gastronômica de BH, entre personalidades, jornalistas, influenciadores e formadores de opinião. A identidade de cada um deles será divulgada somente no dia da premiação, que será realizada em 21 de novembro, em Belo Horizonte.
O Prêmio Cumbucca de Gastronomia tem patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, apoio do Sebrae Minas e do Governo de Minas Gerais, por meio da Secult. A auditoria fica por conta da empresa Track.Co.
- 23/10/2023
- 1273
- Notícias
- 8 comentários
Ana
Melhor garcin Rafaela Rudaeff glouton
outubro 24, 2023 7:25 amSuzana
Chefe do ano:Leo Paixāo
outubro 24, 2023 10:58 amAparecida Santos
Melhor chefe Leo Paixão
outubro 24, 2023 1:34 pmAlzira Rodrigues
Melhor Restaurante Glouton.
outubro 24, 2023 7:22 pmMelhor chefe Leo Paixão.
Roseli
Sim
outubro 24, 2023 9:24 pmRoseli
Sim. Leo Paixão
outubro 24, 2023 9:25 pmStela Regina Andrade Lanza
Voto no Cozinha Santo Antônio
outubro 24, 2023 10:34 pmVania
Rafaela Hudaeff exvente profcionsl
outubro 25, 2023 12:01 amDeus te cubra de vitórias e bençãos