Prosas sobre uma capital gastronômica

Dinâmica, saborosa, envolvente, inquieta - tudo isso é Belo Horizonte. Quer ser apresentado a essa capital gastronômica criativa e poderosa? O “BH é um ovo” vai te mostrar.

O evento será realizado no Novotel Savassi, em Belo Horizonte, entre os dias 23 e 24 de novembro de 2021. As dinâmicas serão apresentadas por fazedores da gastronomia e cultura alimentar, sejam cozinheiros, chefs, empresários, empreendedores, professores, jornalistas, pesquisadores e consumidores. A entrada é gratuita.

Durante dois dias, o “BH é um ovo” vai proporcionar encontros, debates e experiências que demonstrarão as potencialidades gastronômicas que Belo Horizonte já tem.

Para percebê-las, basta olhar para a cidade com carinho, coração e mente abertos e atenção expandida para além da região Centro-Sul. Iniciativas incríveis pipocam por todas as regionais da capital. A cultura gastronômica fervilha por todos os cantos. Inclua na receita a diversidade de eventos, negócios e realizadores de médias e grandes iniciativas da região central e temos, então, o formidável cenário da capital considerada pela Unesco como cidade criativa da gastronomia.

Belo Horizonte tem, portanto, a cultura alimentar como eixo central de sua economia criativa. Partindo do imaginário coletivo de que BH é um ovo - algo que é fruto do senso comum -, vamos ressignificar esse conceito. BH é um ovo porque somente uma cidade tão gastronômica pode ser representada por esse item alimentar fundamental em nossa alimentação. BH é um ovo porque é acessível, popular, diversa e nutritiva.

A capital em ressonância com o interior, inventário da cultura afro-brasileira na cozinha mineira e gastronomia no pós-pandemia serão alguns dos temas abordados pelos convidados. Cozinha mineira autoral, diversidade na gastronomia belo-horizontina e cultura de boteco: preservação e fomento completam a lista de assuntos.

Prosas

Programação

23/11/2021

16h00

A gastronomia no pós-pandemia: caminhos e soluções

Belo Horizonte está em fase de retomada das atividades presenciais. A pandemia trouxe profundas transformações na cultura gastronômica e nos negócios do setor. Quais os aprendizados? Quais processos tiveram que ser repensados? Nesse redesenho, quais as novas tendências?

Mediação:

Ricardo Castilho

Participantes:

17h30

Belo Horizonte: um cardápio turístico diverso a ser redescoberto

A capital apresenta uma lista exuberante de opções gastronômicas, mas várias delas carecem de maior divulgação. Vivenciar esse cenário para além da região central é urgente, e por isso alguns garimpadores gastronômicos contarão o que tem conquistado seus paladares cidade adentro.

Mediação:

Ana Gabriela

Participantes:

19h00

Inventário da cultura afro-brasileira na cozinha mineira

BH tem uma herança afro-brasileira importante em sua formação, e essa influência também é presente na construção alimentar da cidade. Esse diálogo é permanente e se espalha pelas bordas da capital.

Mediação:

Paloma Nobre

Participantes:

24/11/2021

16h00

A capital em ressonância e diálogo com o interior

Pessoas de todos os cantos de Minas moram e frequentam BH. Por aqui encontramos ingredientes, receitas e costumes vindos desses recantos. Os trajetos possíveis para aprimoramento dessa interlocução e seu potencial turístico.

Mediação:

Edson Puiati

Participantes:

17h30

Cozinha mineira autoral: sabores, ingredientes, inovações

Para além das tradições, a cozinha mineira tem ganhado releituras interessantes. São iniciativas ousadas propostas por chefs que se destacam no trato cauteloso de nossos ingredientes e costumes. O resultado tem sido bastante saboroso.

Mediação:

Rafael Rocha

Participantes:

19h00

Cultura de boteco: preservação e fomento

Belo Horizonte é conhecida como a capital dos bares, mas a manutenção do título demanda tarefas. Como a cidade está alimentando essa cultura? Que tipo de incentivos e articulações são importantes? Quais os apontamentos para o futuro do setor?

Mediação:

Heitor Silva

Participantes:

Rotas

VIVÊNCIAS BELO-HORIZONTINAS

Uma forma de amarrar as discussões, mas também sair do ambiente teórico e ir para a prática, é apresentar roteiros vivos e criativos pela cidade em toda sua gran-diosidade. Desta forma, o evento elaborou oito rotas que cortam a capital de um lado a outro. O objetivo principal é demonstrar essa variedade de atrativos e mani-festações da cultura gastronômica belo-horizontina.

Exibição do Filme: “A Dona do Tacho”

A produção ficará disponível aos hóspedes e visitantes durante os dias do evento. 23 e 24/11/2021

Horário da sessão: 18h30

Novotel Savassi - Av. do Contorno, 6583 - Savassi, Belo Horizonte - MG, 30110-017

Parceiros:
Patrocínio:

A Cumbucca é uma plataforma orgânica que você pode ajudar a crescer.

Tem alguma dica que merece estar por aqui ou quer cadastrar seu evento? Mande pra gente e faça parte desta história!

Entrar Cumbucca

For faster login or register use your social account.

[fbl_login_button redirect="" hide_if_logged="" size="large" type="continue_with" show_face="true"]
ou

Os detalhes da conta serão confirmados por e-mail.

Redefinir sua senha