‘BH é um Ovo’ debate as potencialidades de uma capital gastronômica
Com entrada gratuita, evento reúne cozinheiros, empresários, jornalistas e entusiastas em conversas que visam detalhar a complexidade do cenário gastronômico de Belo Horizonte
Rafael Rocha
A mesma cidade que é reconhecida como a capital dos botecos abriga um dos melhores mercados do país e um formidável cenário de cervejas artesanais. O contexto é complementado por uma interessante cena gastronômica com chefs e cozinheiros de perfis distintos, seguida por um fervilhante calendário de eventos gastronômicos, sem falar na diversidade de pequenos empreendedores que se espalham pelas bordas da capital. Toda essa versatilidade vai estar reunida no ‘BH é um Ovo’, evento que acontece nos dias 23 e 24 de novembro, com prosas gastronômicas sobre os temas que mais estão movimentando o cenário local.
A realização é da Cumbucca. A entrada é gratuita, mas os ingressos devem ser retirados antecipadamente neste link www.sympla.com.br/bh-e-um-ovo-prosas-sobre-uma-capital-gastronomica
A intenção é mobilizar o público e fazedores da gastronomia a partir da máxima local que sempre associou a capital mineira ao alimento de origem animal. Somente uma capital gastronômica tem o privilégio de ser comparada a esse ingrediente transformador da culinária, tão democrático, acessível e nutritivo. “BH é esse ninho de talentos da gastronomia”, resume Marcelo Wanderley, organizador do evento.
A programação
O evento começa na terça (23) com debate sobre como a pandemia mudou o cenário gastronômico de BH, com cases de empreendedores que conseguiram se reinventar durante o período. Em seguida, formadores de opinião que são verdadeiros garimpeiros gastronômicos compartilham suas descobertas. O dia se encerra com uma conversa potente a respeito da herança afro-brasileira na culinária mineira.
Na quarta (24), os trabalhos se iniciam com a participação de experientes cozinheiros e produtores, que refletem sobre o diálogo gastronômico entre a capital e o interior de Minas. As possibilidades de uma cozinha mineira autoral são o tema em seguida. Reflexões sobre como preservar e fomentar a cultura de botecos é o assunto que encerra as prosas.
O evento tem patrocínio da Prefeitura de BH, por meio da Belotur e da Wäls, e tem apoio da Frente da Gastronomia Mineira, Total Marcas, Nuuuú Restaurante e Novotel BH Savassi.
Além dos painéis, o ‘BH é um Ovo’ vai exibir o filme “A dona do tacho”, documentário que presta homenagem a Nelsa Trombino. A cozinheira é fundadora do Xapuri, o icônico restaurante dedicado à cozinha mineira.
Para incentivar a população de BH a desbravar os caminhos gastronômicos na zona expandida da cidade, a organização irá divulgar rotas a serem exploradas pelos entusiastas da gastronomia.
Jantar beneficente
Um jantar beneficente encerra o evento e vai contar com a participação dos chefs Leonardo Paixão (Glouton e Ninita), André Paganini (Chico Dedê), Ivo Faria, Guilherme Melo (Nuuuuú), Guilherme Furtado e Gabriella Guimarães (Okinaki).
Serviço
BH é um Ovo
23 e 24 de novembro de 2021
Novotel Savassi – Avenida do Contorno, 6583, Savassi, Belo Horizonte.
Retirada de ingressos:https://www.sympla.com.br/bh-e-um-ovo-prosas-sobre-uma-capital-gastronomica__1394807
- 20/11/2021
- 1725
- Notícias
- 0 comentários
Adicionar comentário