10 cozinhas de fogo para conhecer em BH

Parrillas, grelhas e até um método medieval de cozimento estão entre recursos explorados por restaurantes da capital

Lenha, chamas, brasas e fumaça são os elementos que compõem uma cozinha de fogo, termo geralmente usado por restaurantes que se dedicam às maneiras mais primais de preparo. Nestes processos, o importante é que o fogo seja o elemento central e único método de cocção dos alimentos, conferindo-lhes os aromas e texturas inconfundíveis trazidos pela combinação da chama e fumaça com os ingredientes. 

Colocar este elemento ao centro de todos os preparos também rende cozimentos lentos, com técnicas específicas, que resultam em pratos impossíveis de imitar com menos tempo. Em Belo Horizonte, Cidade Criativa da Unesco pela Gastronomia, a cozinha de fogo é o tema do Fuegos Festival, que reúne anualmente assadores e chefs premiados de todas as regiões do Brasil durante 8 horas de open food e open bar. 

Até a próxima edição do Fuegos Festival é possível experimentar na capital mineira casas adeptas da cozinha de fogo, representada pelas parrillas de inspiração argentina ou uruguaia e também outras interpretações e técnicas. Confira abaixo o roteiro do fogo de Belo Horizonte.

Fazenda Cervejeira

Foto: Cintia Magalhães / www.bsfotografias.com.br

R. Alcobaça, 1120 – São Francisco –  Belo Horizonte | (31) 99943-4321 | Instagram 

A Fazenda Cervejeira se destaca como um porto seguro de tranquilidade e rusticidade em meio ao movimentado cenário de Belo Horizonte. Este estabelecimento singular é um verdadeiro celeiro de experiências, oferecendo o melhor da culinária campestre sofisticada, cervejas geladas e música envolvente. É um local onde os visitantes podem se desconectar do ritmo frenético da cidade e mergulhar na atmosfera serena do campo, com a oportunidade de explorar a riqueza de uma mini plantação de lúpulo e apreciar o mel produzido por abelhas-sem-ferrão, uma experiência olfativa e gustativa que poucos lugares proporcionam.

Quem comanda a cozinha de fogo atualmente é o chef Cristóvão Laruça, também responsável pelo Capitão Leitão, Caravela, Beco e Turi. A principal atração culinária da Fazenda é a tradicional costela no fogo de chão, uma marca registrada da casa que reflete o espírito do autêntico churrasco brasileiro. O frango assado com abacaxi defumado é outra delícia que certamente impressionará os amantes da boa comida. A adoção de ingredientes produzidos na fazenda, como o mel utilizado em alguns pratos, enfatiza a conexão íntima entre a culinária e a natureza. A Fazenda Cervejeira é, em suma, um recanto rural em meio à agitação urbana, garantindo uma experiência gastronômica singular e memorável.

Monjardim Costelaria

Rua Curitiba,  2076 – Lourdes – Belo Horizonte  | (31) 2555-2076 | Instagram 

Av. Oscar Niemeyer, 1033 – Vila da Serra – Nova Lima | (31) 3566-2033 | Instagram 

Localizado no refinado bairro de Lourdes, em Belo Horizonte, o Monjardim Costelaria representa uma confluência entre o casual e o sofisticado. O espaço oferece ambientes internos e externos, garantindo um clima acolhedor e elegante. A casa orgulha-se de seu atendimento personalizado, uma seleção de bebidas alcoólicas que inclui coquetéis, cervejas artesanais e uma seleta carta de vinhos. O menu, repleto de pratos saborosos, foi desenvolvido para impressionar até mesmo os gourmets mais exigentes. No entanto, o verdadeiro protagonista da casa são as carnes: cortes premium provenientes das renomadas raças bovinas Hereford e Angus, assados à perfeição na brasa. Com um profundo compromisso com o conforto, exclusividade e bem-estar de seus clientes, o Monjardim Costelaria se consolida como um ponto obrigatório para apreciadores de uma experiência culinária memorável. A rede também conta com uma unidade no Vila da Serra, em Nova Lima, na Grande BH, chamada Vila Monjardim Costelaria.

Meat&Co

R. Jornalista Djalma Andrade, 24 – Belvedere – Belo Horizonte  | WhatsApp |  Instagram

Iniciada como uma boutique de carnes premium, a Meat&Co. evoluiu para se tornar uma bem-sucedida steakhouse, ampliando seus horizontes com uma nova parrilla e uma diversidade de opções no menu para oferecer uma das experiências gastronômicas mais marcantes da cidade. Com capacidade para 240 clientes, a casa prioriza a qualidade inigualável de suas carnes, ressaltada pela parrilla uruguaia que serve cortes especiais, como o assado de tira e o flank steak. A parceria com a fornecedora VPJ assegura a padronização dos cortes, enquanto a seleção cuidadosa de carnes de porco da raça Duroc, conhecida como o “Angus da suinocultura”, e de cordeiros da raça Dorper, destacam-se entre as opções. O menu atualizado não se limita apenas a carnes: a seção de entradas e petiscos é repleta de delícias variadas, desde o carpaccio de carne Angus VPJ ao molho do chef, até o croquete de rabada VPJ, garantindo uma aventura culinária para todos os paladares.

Cozinha de Fogo Wäls

Foto: Cintia Magalhães / www.bsfotografias.com.br

Rodovia BR 356, 3049 – BH Shopping 4º piso – Belvedere | (31) 99762-6073 | Instagram

Fundada em 2020, a casa se apresenta como “uma parrilla além da carne”, onde o fogo é elemento essencial para o preparo de quase todos os pratos. O método se faz presente desde as entradas – caso do ragu de rabada preparado em fogo baixo, com cozimento lento, que entra no recheio das coxinhas servidas em porção. Os principais cortes na parrilla incluem cowboy steak tirado próximo à costela bovina, miolo de alcatra, baby beef, filet mignon, picanha black angus e ribeye, um corte especial dos primeiros ossos de costela.

Turi

BR-356, 2.500 – Ponteio Lar Shopping- Santa Lúcia | (31)99339- 9367 | Instagram

O chef português Cristóvão Laruça pesquisou diferentes métodos de cocção pelo mundo, em uma viagem que alcançou três continentes. O que ele aprendeu sobre chamas e fumaça deu origem ao Turi, que significa fogueira ou tocha em tupi. Aqui tudo é “analógico”, nada elétrico ou a gás: somente fogo e principalmente as brasas, mantidas por fornalha, dão conta de todos os preparos. Por elas passam picanha de cordeiro (acompanhada por grão de bico, legumes assados e ricota de cabra), picanha, prime rib e outros cortes. Até as ostras da casa vão à brasa, servidas com pepino, figo e algas. Pratos grelhados no mesmo fogo incluem acompanhamentos como cogumelos e legumes, ou principais como camarão selvagem, polvo e mexilhão.

A Forja

Rua Claudio Manoel, 500 – Savassi | (31) 98568-2990 | Instagram

Inspirado nas cozinhas primais de tavernas e pubs, A Forja tem referências à era medieval em toda a decoração e aprofunda a pesquisa sobre esta época na construção do cardápio, que inclui a bisteca de Apicius – marinada com mel, azeite, pimenta longa e molho de peixe, preparo conhecido como “Ofellae”, uma das receitas de steak mais antigas já encontradas. Quase todos os pratos têm referência histórica, caso das almôndegas escandinavas cuja receita consta em um livro escrito há mais de 700 anos. As referências mantêm o período histórico e transitam entre ocidente e oriente, caso da costela a 5 dedos (“beshbarmak” em línguas túrquicas), antiga tradição na rota da seda que inclui carne servida em tiras largas de massa e cebola. Um destaque às sextas e sábados é o coelho com molho de frutas do bosque, assado na brasa e servido com purê de cenoura e mel.

Hacienda 1979

Rua Atlas, 464 – Vale do Sol, Nova Lima | (31) 99286-0042 | Instagram

Inspirada nas cozinhas de fazenda da Tríplice Fronteira, a casa se guia pelos sabores da Argentina combinados às receitas clássicas da Itália. O preparo no fogo e o frescor dos ingredientes são essenciais nesta equação, rendendo preparos lentos como o da costela bovina desfiada que recheia as croquetas de costilla. Entre as entradas que vão ao fogo estão o chorizo criollo, que são linguiças com chimichurri, carnes que recheiam as empanadas e grelhados como os cogumelos servidos com fonduta de queijo e tostadas de focaccia. As carnes da parrilla são de origem Carapreta e incluem ancho, fraldinha, costelas em tiras e o tradicional bife de chorizo (contrafilé). Roubam a cena dois pratos enormes para compartilhar: chuletón argentino de 1,2 kg – corte do filé de costela servido com osso grande e também chamado de tomahawk steak, além da paleta de cordeiro com 900g.

Pobre Juan

BH Shopping: Rodovia BR 356, 3049 – Loja 61 – Piso MA, Belvedere | (31) 2551-8067
Diamond Mall: Av. Olegário Maciel, 1600 – Santo Agostinho | (31) 3190-0757
Instagram | site oficial

Com inspiração em restaurantes típicos da Argentina, o Pobre Juan chegou a Belo Horizonte em 2019 trazendo carnes nobres preparadas na parrilla, à maneira do país vizinho. Atualmente disponível em dois shoppings da capital mineira, a casa oferece cortes como carré de cordeiro, “ojo” (corte central) de bife ancho e o porterhouse que leva o nome do restaurante, um corte especial Angus de contrafilé e filé mignon separados por osso.

Osso – Mind the Bones

BH: Rua São Paulo, 1984 – Lourdes | Nova Lima: MG-030, 8625 – Serena Mall loja 16 – Vale do Sereno | Instagram

Interpretação contemporânea da parrilla pelas mãos do chef Djalma Victor, o Osso traz clássicos simples e diretos preparados na brasa como galeto, salmão, carré de cordeiro e os cortes de Angus – chorizo, picanha, fraldinha, flat iron, prime rib e Denver steak. As leituras mais autorais da casa ainda incluem bacalhau na brasa (com massa fresca de alho-poró e canastra) e a maminha de porco matuto na brasa, que é servida com ravioli de ricota caseira, gorgonzola e pomodoro com roti.

Parrilla del Mercado

Rua Ouro Fino, 452 – Cruzeiro | (31) 3225-5507 | Instagram

Nasceu sob inspiração dos restaurantes de carne que formam uma tradição uruguaia no Mercado Del Puerto, em Montevidéu. Do balcão se vê a grelha montada sobre fogo de lenha e tocada por churrasqueiros uruguaios, que preparam cortes importados daquele país e da Argentina. Destaque para clássicos que ganham muito com o preparo cuidadoso, como as costeletas de cordeiro, a picanha e o hermaníssimo assado de tira.

Entrar Cumbucca

For faster login or register use your social account.

[fbl_login_button redirect="" hide_if_logged="" size="large" type="continue_with" show_face="true"]
ou

Os detalhes da conta serão confirmados por e-mail.

Redefinir sua senha