BH recebe a 11ª edição da Semana Internacional do Café

Com cerca de 100 atividades, evento começa no dia 8 e vai até 10 de novembro

Nina Rocha

Uma imagem que aquece o coração: Nossa encantadora senhora, com um sorriso gentil no rosto, desfrutando de uma xícara de café. Enquanto o aroma do café fresco preenche o ar, ela segura a xícara com as mãos experientes, sentindo o calor que a bebida proporciona. Seu olhar tranquilo e sereno parece mergulhar nas memórias e nas histórias que o café compartilhado já presenciou. Neste cenário acolhedor, celebramos a Semana Internacional do Café, uma ocasião em que a simplicidade de um momento como esse se torna um vínculo universal entre culturas e gerações.
Evento é oportunidade para conhecer os melhores cafés do momento. Crédito: Gustavo Baxter / NITRO

Entre os dias 8 e 10 de novembro, 20 mil visitantes devem prestigiar o café brasileiro ao passar pela 11ª edição da Semana Internacional do Café, realizada no Expominas, em Belo Horizonte (MG). O evento, que nos últimos anos se consolidou como um dos mais relevantes encontros do setor de café no Brasil e no mundo, pretende reunir diversos players da cadeia produtiva da cafeicultura, de produtores a especialistas e compradores, atraindo pessoas de 40 países com foco em negócios B2B (negócios entre empresas).

Diretor da Espresso&CO, um dos realizadores do evento, Caio Alonso Fontes destaca o papel de conexão de públicos distintos ao longo das agendas. “A SIC é uma plataforma de promoção e negócios para o café brasileiro. Nosso principal objetivo é conectar e gerar oportunidades para toda a cadeia do café brasileiro no acesso a mercados, conhecimento e negócios”, comenta.

As origens produtoras e os cafés de origem são o assunto que norteia a temática desta edição, como comenta Caio. “Alimentos e produtos de origem existem há muito tempo, em vários países. No café, esse conceito ainda é relativamente novo, porque se relaciona apenas aos cafés de qualidade. E o que são cafés de qualidade ou especiais? São justamente cafés cujos frutos têm, fundamentalmente, origem. E para falar de origens produtoras no café é necessário discutir, também, temas igualmente importantes e entrelaçados: sustentabilidade ambiental e social, aspectos sensoriais e a rastreabilidade”, explica.

Ao longo de três dias, o evento conta com 120 horas de palestras e workshops distribuídos em mais de 100 atividades que buscam discutir e fortalecer o Brasil como protagonista na produção sustentável e de qualidade. Cerca de 150 marcas expositoras estarão presentes representando empresas que atuam em todas etapas da cadeia produtiva, do processamento à embalagem do grão, passando também por setores complementares, como o de leites vegetais.

 
Uma jovem barista habilidosa, vestida com um avental amigável, dedica sua atenção a preparar uma xícara de café.
Evento pretende atrair 20 mil pessoas ao Expominas. Crédito: Gustavo Baxter / NITRO

Destacam-se na programação o Encontro Mineiro das Cooperativas de Café, o Simpósio DNA e o Fórum da Cafeicultura Sustentável, com a presença de palestrantes de renome do Brasil e de outros países, e iniciativas como o Hub Conecta Day SIC 2023, iniciativa da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) de Minas Gerais que promove encontros entre startups que oferecem soluções de tecnologia e inovação a clientes de grandes e médias empresas do agronegócio. O hub faz parte do Programa Hub MG, que incentiva produtores, empresários e associações rurais a levar mais modernidade ao campo. A realização conta com a parceria do Sistema Faemg Senar, do NovoAgro Ventures, do TecnoParq da UFV, das universidades federal de Alfenas (Unifal) e de Itajubá (Unifei) e das instituições vinculadas à Seapa.

Além dos encontros entre vários elos da cadeia cafeicultora, outros momentos aguardados da SIC são o Concurso of The Year Brasil 2023, no qual os melhores cafés brasileiros da nova safra serão conhecidos, e o Campeonato Brasileiro de Barista, cujo vencedor ou vencedora irá representar o país no campeonato mundial de 2024.

Para o produtor de café Pedro Brás, a competição é um bom exemplo de como o evento aproxima quem faz parte do setor. “A cadeia do café não é muito grande, estando todo mundo perto, é mais fácil de criar relacionamentos duradouros. A competição de baristas não é apenas para a cadeia de cafeterias. Os baristas procuram os melhores cafés para fazer as apresentações, e os melhores cafés do Brasil vão estar nas mãos dos baristas durante a competição”, avalia.

Para quem é visitante internacional, produtor rural ou trabalha na área, a entrada da SIC é gratuita. As demais pessoas interessadas devem adquirir os ingressos para o evento por R$ 60 reais, válido pelos três dias de evento. Confira a programação completa e os convidados confirmados no site www.semanainternacionaldocafe.com.br.

Serviço

11ª Semana Internacional do Café

8, 9 e 10 de novembro

Expominas (Av. Amazonas, 6200 – Gameleira, Belo Horizonte – MG)

Entrada gratuita para produtores rurais, visitantes internacionais e pessoas que trabalham na área R$ 60 reais para demais pessoas interessadas (ingresso válido para os três dias de evento)

https://semanainternacionaldocafe.com.br/event/sic-2023

 

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